Como consegui bolsa de 100% na faculdade e como quase perdi a bolsa do Prouni

em 25 de abril de 2019

Oi meus amores vim aqui compartilhar com vocês como começou a minha jornada para conseguir entra na faculdade em 2019.
Se você não tem condições de pagar uma faculdade, não desista, você irá conseguir assim como eu!
Eu parei de estudar em março de 2018 quando estava no 2 ano do ensino médio, resolvi me inscrever no encceja, que é um supletivo gratuito do governo em que você apenas realiza uma prova e se atingir no mínimo 100 pontos em cada disciplina e no mínimo 5 pontos na redação, você consegue concluir o seu ensino médio.



Não estudei e mesmo assim consegui a pontuação necessária ficando com:


Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 134
Matemática e suas Tecnologias: 103
Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação: 129
Ciências Humanas e suas Tecnologias: 132
Redação: 8.2
No mesmo ano me inscrevi no enem, e mesmo estudado muito pouco e quase não podendo fazer a prova ( porque minha mãe sofreu um acidente e ficou sem andar, então no 1 dia de prova minha avó ficou com ela. Mas no 2 dia a amiga dela disse que iria fica com ela e que eu poderia ir fazer a prova, assim eu fiz, mas no fim a amiga dela não apareceu e ela fico sozinha até eu chegar, sem poder se alimenta)
Consegui as seguintes notas:
: 471,8
Redação: 620
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 542,4
Ciências Humanas e suas Tecnologias: 622,9
Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 510,2
Matemática e suas Tecnologias: 471,8
Quando cheguei em casa após a prova fui conferir o resultado nos gabaritos disponibilizados em alguns site e a minha média havia ficado muito baixa, de acordo com as questão que eu provavelmente teria acertado. Isso me fez fica muito triste e me convencer que eu não iria conseguir entrar na faculdade em 2019.
Comecei a pesquisar as notas de corte pro curso de serviço social que era a minha 1 opção e comecei a me desanimar, pois eu via várias pessoas falando que a minha nota era muito baixa em grupos de estudos no facebook.
Por mais que pessoas mais próximas dissessem pra eu não desanimar que o resultado oficial não saiu ainda, eu já havia perdido as esperanças.
Quando o resultado oficial saiu eu havia ficado com a média de 553.46, parecia que não iria conseguir nada com isto. Até que me inscrevi no sisu, de inicio coloquei serviço social nas 2 opções que era o que eu realmente queria, mais eu estava longe da nota de corte e pensei que não iria conseguir então ouvi o conselho de minha tia que bem antes havia falo para eu fazer interdisciplinar em humanidades para depois decidir qual área eu me identifico mais e se realmente quero serviço social.
Tinha mais de 100 vagas parecia que eu iria conseguir pois estava numa boa posição até que de repente quando saiu o resultado eu fiquei na +700 posição, perdi feio.
Dai desanimei mais do que eu já estava, pois já não ia fazer o que eu queria e não consegui nem o que eu nem queria, rs.
Acabei me inscrevendo no prouni, coloquei serviço social como 1 opção e pedagogia na 2 opção. Todo dia eu olhava e a minha nota de corte era exatamente a mesma que estava aparecendo lá, ou seja, era eu ali pois antes de me inscrever a nota era menor. Ai estava tranquila pensando "vou conseguir". Mas foi mais uma decepção!
Assim que saiu o resultado, vi que que a nota de corte havia aumentado e eu fiquei em 3 lugar nas 2 opções de curso. Sendo que existiam apenas 2 vagas.
Fiquei muito triste, achei que não iria mais conseguir esse ano e o fies nunca foi uma opção.
Até que chegou a 2 chamada com 1 vaga nas 2 opções de curso, me inscrevi e finalmente CONSEGUI! Passei na 1 opção, e na 2 também mostrando (candidato selecionado na 1 opção) e como somos obrigados a ficar com a 1 a pessoa após a mim ficou com a vaga. Nessa fase eu já queria ter mudado de serviço social para pedagogia mas já não poderia mais após a 1 chamada.
Fui na faculdade e comprovei todas as minhas informações mas ainda aconteceu mais um probleminha, acabou não formando turma para o curso de serviço social, e mais uma vez pensei que não seria o ano de me torna universitária. Mas os funcionários da faculdade são maravilhosos, e perguntaram se eu gostaria de fazer outro curso, eu disse que sim, pedagogia. E eles me matricularam no curso de serviço social normalmente, assinei o termo de concessão de bolsa e, logo após me transferiram para o curso de pedagogia que começou no dia 8 de abril de 2019.
Então meus amigos não desanimem, não façam uma dívida que não tem condição de pagar seja se matriculando numa faculdade particular ou usando o fies. Eu não tinha o dinheiro para pagar uma mensalidade nem de 300 reais então se não fosse pela bolsa ou pública eu não iria conseguir estudar. E mesmo tendo dificuldades para conseguir o atestado do encceja pelo colégio, e para conseguir o certificado que eu solicitei bem antes e quando fui a funcionária disse que a diretora havia proibido de fazer o certificado pois muitas pessoas solicitava e não iria buscar depois, o que ocasiona gasto desnecessários e por isso meu certificado não havia sido feito. E ainda disse que iria tentar me ajudar preenchendo um atestado, que eu havia solicitado no mesmo dia que solicitei o certificado, mas nem um dos 2 havia sido feito, ela ainda disse que não era certeza que a diretora iria assinar mesmo eu falando que precisava para não perde a bolsa do prouni. A funcionária realmente preencheu porém, quando fui buscar no dia marcado a diretora não tinha assinado nisso eu cheguei la as 9h da manhã e tive que permanecer até as 15h da tarde esperando a boa vontade da diretora para assinar um papel, que depois não era nem mais diretora, já mudaram a versão falando que era a secretária. Só sei que já estava chorando com medo de perde a vaga, até que me deram porque outras pessoas que estavam lá para serem atendidas começaram a se indigna com a minha situação.

Saindo de lá com meu atestado fui direto para a faculdade quase na hora de finalizar o atendimento e não deu tempo de tirar copia tendo que entregar para comprovar as informações. A faculdade disse que iria me ligar para avisar se foi aceito e para que eu fosse realizar a matricula, não me ligaram e eu resolvi comparecer no mesmo dia que saiu o resultado na internet. Mas o atendente disse que eles ainda não haviam recebido a lista de aprovados e que era pra eu volta pra casa e aguarda uma ligação e me deu uma lista com vários documentos que eu precisava levar.
Pois fui providenciar os documentos e pedi outro atestado na escola, peguei mais de 1h de fila e a funcionária disse que não poderia fazer naquela hora porque tinha muitas pessoas atrás de mim para ser atendida pegou meu documento para anota meu nome e disse o dia para eu retorna e busca o atestado. Assim eu fiz, porém quando retornei dias depois ela não havia feito atestado algum! Disse que esqueceu, com isso eu já estava desesperada pois a faculdade não havia me ligado e os dias já estavam passando. Eu liguei várias vezes para a faculdade mas ninguém sabia me informa nada, somente diziam para eu aguarda a ligação, que nunca chegou até hoje.



Com isso eu comecei a chorar porque a funcionária da escola falou para eu voltar outro dia que um atestado são 8 dias para fazer mesmo eu dizendo que iria perde a bolsa. E que eu fui antes e peguei mais de 1h de fila e que não tenho culpa se ela esqueceu, que não poderia ser prejudicada.
Ai ela disse se eu poderia voltar 3h da tarde. Isso eram 9h da manhã, eu disse que não que pego 2 ônibus para ir ao colégio e 2 para voltar, quando eu chegasse em casa era o horário de eu pegar o ônibus de volta porque são 2 horas de viagem e eu nem tinha transporte pra isso tudo. Então eu disse que iria esperar até 3h.
Fiquei esperando fora da sala e, chorando muito porque um atestado é algo tão simples de se fazer. Nunca existiu isso de 8 dias, é só editar o arquivo que já está pronto colocando meu nome e meu cpf, imprimir e assinar. E ela estava fazendo a maior dificuldade assim como fizeram antes. Até que as pessoas começaram a vim me pergunta porque eu estava chorando. E ai ela foi e imprimiu o atestado, ai disse que iria procura alguém para assinar e que era para eu parar de chora. Ai num instante a secretária assinou e eu fui pra faculdade.

Chegando lá me informaram que as matricularam haviam se encerrado no dia anterior, pronto mais uma decepçâo! Mas eu expliquei que havia comparecido e que o atendente disse para eu retornar e aguarda a ligação, que eu liguei nos outros dias e as atendentes falaram que não sabiam informa sobre o prazo de matricula e que tinha que aguarda, e através do whatsapp também. Ai eles foram e me matricularam, ainda deu um problema que o funcionário não estava conseguindo e eu tive que espera algumas horas. Depois, me matricularam no curso que já havia iniciado as aulas e que já estava iniciando a semana de provas então eu não iria conseguir concluir a disciplina por já ter passado os prazos das atividades. Mas o coordenador conversou com eles e resolveram me colocando para iniciar as aulas na próxima disciplina que iniciaria no dia 8 de abril.

Chegou a semana que iniciaria as aulas e eu ainda não havia recebido meu login e senha de acesso ao ava, entrei em contato e disseram que ainda iriam encaminhar. Mas cadastraram meu email errado, colocaram tyfany invés de thifany. Ou seja, enviaram para outra pessoa e eu tive que entra em contato como suporte para consegui acessar. E quando eu achei que acabaram os problemas estava aparecendo disciplinas antigas no portal, como se eu as estivesse cursando sendo que já haviam sido iniciadas no ano anterior. Mas entrei em contato com o coordenador e ele disse que iria enviar uma solicitação para exclusão e que era para eu iniciar pela disciplina de liderança e empreendedorismo.

Então essa foi a minha trajetória para hoje ser uma estudante de pedagogia, como vocês puderam ver não foi nada fácil, eu não tinha internet e meu notebook estava quebrado. Então eu trabalhei fazendo planfetagem, peguei o dinheiro concertei o notebook e coloquei a internet.
Por isso eu digo não desistam, em cada etapa do processo para eu chegar até aqui houve problemas que quase me fizeram perde a oportunidade de estudar. Mas Deus me fez vencer todos os obstáculos para hoje ser uma futura pedagoga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Topo